Promessa do jiu-jitsu, João Lobato supera lesão, conquista o vice-campeonato brasileiro e confirma família Lobato como produção de medalhistas
Aos 12 anos, o faixa-laranja enfrentou uma categoria difícil, superou um campeão europeu e garantiu a medalha de prata
Estado de Roraima no pódio do jiu-jitsu nacional. Crédito: ASCOM/The Witcher O lutador roraimense faixa laranja de arte suave João Lobato, de 12 anos, foi vice-campeão na categoria médio do infanto-juvenil 1 no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu. O casca-grossa venceu três de quatro lutas, superando três semanas de afastamento por lesão na coxa. Essa recuperação rápida surpreendeu a todos e garantiu sua presença no evento.
A medalha de prata com sabor de topo de pódio, além de potencial e triunfal, o atleta João Lobato confirmou e selou a família Lobato como um ninho de grandes nomes e competidores que representarão Roraima nacionalmente e internacionalmente no futuro, no mesmo evento Kids, suas irmãs gêmeas Ariela ficou com prata e Isabela bateu o bronze, ambas de 10 anos e fica amarela. O irmão caçula de João Lobato, o pequeno Fernandinho Lobato bateu recorde do roraimense mais novo a ser campeão brasileiro, com apenas 5 anos de idade.
A família Lobato é moradora do bairro Tancredo Neves, João estuda na Escola Coema Souto Maior. Assim como os irmãos, ele treina jiu-jitsu com Enoque Medeiros na The Witcher e judô com o sensei Klinger no Dojo Kohai.

João Lobato prova força, mesmo guerreiro ferido
Na estreia, João venceu por via rápida com um estrangulamento. Na segunda luta, superou o atual campeão europeu por 2 pontos e 5 vantagens a zero, atacando o tempo todo. No terceiro combate, controlou as ações, marcou 2 pontos e avançou. Os técnicos elogiaram muito a frieza e a maturidade demonstradas pelo jovem em momentos de alta pressão. Na final, devido ao grande desgaste físico acumulado na sequência de lutas, acabou cometendo alguns erros táticos, mas demonstrou muita garra.
O atleta celebrou a superação: "Chegar à final do Brasileiro é a prova de que o esforço valeu a pena. Tive uma lesão na coxa e fiquei três semanas sem treinar. Mesmo assim, não desisti. Consegui vencer lutas duras e mostrar que posso competir entre os melhores do Brasil", destacou João, orgulhoso com o pódio conquistado após o tratamento de fisioterapia.
Essa conquista serviu para carimbar o nome do lutador como um dos principais nomes a serem batidos no cenário de sua categoria.
Já focado no futuro de sua promissora carreira, o jovem projeta os próximos passos nos tatames: "Volto para casa com a prata e mais vontade de treinar. Agora meu foco é evoluir, corrigir os erros e voltar mais forte. Tenho apenas 12 anos e sei que é só o começo. Meu sonho é ser campeão brasileiro", declarou o determinado faixa-laranja.
Sem tempo para descanso, o atleta já retoma a rotina de treinos na próxima semana, de olho nas próximas etapas do circuito regional e na manutenção do seu excelente rendimento físico.





COMENTÁRIOS